A portaria é uma área muito importante em qualquer estabelecimento, é por ali que moradores e visitantes passam, correspondências e entregas chegam. Se você tem um projeto ou estuda implementar um plano de portaria remota em um condomínio ou outro estabelecimento, podem surgir algumas dúvidas sobre esse serviço, entre elas, se portaria remota é segura de fato e por quê.
São diversos pontos a serem analisados, desde o software empregado, dispositivos e os procedimentos adotados nesse sistema, para ponderar se a portaria remota é segura. Para responder a essa pergunta, nós, da Seventh, preparamos esse artigo. Acompanhe!
O que é portaria remota?
Também chamada de portaria virtual, trata-se de um sistema que funciona sem a presença de um profissional no local. Ao chegar em uma portaria, não é o porteiro quem te atende, mas um operador que fica em uma central de monitoramento.
Dessa forma, o contato é feito à distância, quem chega deve se identificar para que a entrada seja liberada. Tudo funciona de forma remota, com o uso de câmeras, interfones e dispositivos de controle de acesso integrados a um software especializado.
Como funciona?
O processo é simples: ao chegar um visitante, entregador ou prestador de serviço, por exemplo, ao apertar o interfone, será atendido pelo pessoal da Portaria Remota em nossa base de operações 24h. O operador da central de atendimento checa os dados de quem chega e notifica o morador, para saber se ele está à espera de um visitante ou de alguma entrega.
Em caso de confirmação, o operador da central libera o acesso e acompanha o visitante com o apoio das imagens das câmeras. No caso de um entregador, se ele passar mais tempo do que o necessário no local, a vigilância é acionada para verificar a situação.
Além disso, o sistema registra todos os dados de quem solicita entrada: hora e data de chegada, da saída, tempo de permanência, quem recebeu, quem liberou etc. Esse histórico permite uma maior organização, segurança e pode servir para auditorias.
Por que portaria remota é segura?
A portaria remota é sim um sistema muito seguro, nele, há câmeras de vídeo monitoramento, sensores, cercas elétricas, alarmes e operadores controlando a estrutura por 24 horas.
Como já mencionamos, ao chegar algum visitante na portaria, o operador entra em contato com o morador de forma remota. Sendo assim, a portaria remota é segura, pois só entra quem for autorizado. Dependendo do projeto, outros elementos podem trazer ainda mais proteção.
Quais as vantagens?
Entre as principais vantagens desse recurso estão a segurança, controle e economia. Eventualmente, implementar um sistema de portaria à distância, com o uso de softwares e dispositivos inteligentes, permite entender o comportamento em condomínios.
O sistema possui dados de quantidade e tipos de acesso, horários de maior movimento, motivos e tempo das chamadas na portaria e entrada e saída de veículos, além de poder registrar ocorrências e relatar problemas que precisem de manutenção preventiva.
O aumento da segurança e redução de riscos ocorre porque o porteiro não fica exposto, já que o atendimento é feito por uma central à distância. Já a economia ocorre porque um dos maiores custos de um condomínio é com a portaria presencial.
Outro benefício é a redução das falhas humanas como desatenção, abandono de posto, dormir no horário de trabalho, divulgação de informações sobre falhas na segurança do local para associação criminosa, entre outras.
Na Max contamos com portaria remota, portaria física e também portaria híbrida. Fale com os nossos especialistas e saiba mais.