A terceirização de portaria, na maioria dos casos, é um enorme auxílio para a redução de custos e problemas a médio e longo prazo. Será que essa é a melhor solução para o seu condomínio ou empresa?
Um dos maiores dilemas da vida de um síndico é a terceirização de portaria. Afinal, o que de fato é melhor: ter funcionários próprios ou terceirizar?
Existem diversas opiniões sobre o assunto, e é considerada uma saída econômica ou, dependendo da situação, um enorme prejuízo.
Não existe manual de instrução. A contratação de uma empresa de terceirização de portaria vai depender das reais necessidades do condomínio, especialmente na portaria.
A importância da terceirização de portaria
A portaria e os responsáveis por ela são assunto (e preocupação) primordial para os gestores dos condomínios porque é a função/serviço mais importante dos serviços gerais.
É o porteiro que determina
Quem acessa o condomínio, tanto visitantes como moradores. Em suma, é na portaria que se garante a segurança de todo o prédio.
Um assunto que está cada vez mais em pauta dentro de condomínios – independente do seu porte – é a terceirização de portaria.
A maioria dos condôminos acredita que a modalidade é a mais vantajosa porque oferece colaboradores com custos menores e mais capacitados, além do condomínio não precisar investir em infraestruturas e de encargos trabalhistas.
A avaliação criteriosa – sempre antes de assinar o contrato – permite que o cliente tenha conhecimento das maneiras como a empresa de terceirização de portaria garante a eficiência do serviço prestado.
O que é terceirização de portaria?
A terceirização de portaria é otimizar o serviço numa empresa especializada responsável pelos funcionários e pela burocracia de contratação e substituição de profissionais. Cerca de 25% da mão de obra contratada no Brasil, já são terceirizadas.
A terceirização de portaria favorece a redução de custos e, na maioria dos casos, é uma opção econômica para o condomínio. Optando pela terceirização do serviço, o condomínio fica isento das responsabilidades padrões, como folha de pagamento, segurança do trabalho e encargos trabalhistas.
Vantagens de terceirização de portaria
Após a regulamentação da Reforma Trabalhista, em 2018, a terceirização de portaria se tornou mais viável para os condomínios. Com a nova legislação, a prestação de serviços temporários favorece os prédios que precisam de colaboradores em maior número, por exemplo, em períodos de alta temporada, como no caso de hotéis.
Quais os critérios para a contratação de terceirização de portaria?
Na contratação do serviço de terceirização de portaria, é imprescindível analisar o perfil da empresa. Entre os principais pontos, podemos destacar:
- Checagem de CNPJ;
- Pagamentos de salários e tributos em dia;
Ações trabalhistas;- Periodicidade de treinamentos e capacitações para funcionários.
Pesquisando essas informações, o condomínio terá mais confiança em realizar a contratação
Do mesmo modo, é necessário atenção ao encontrar empresas que cobrem valores abaixo do mercado porque, como diz o ditado, “o barato saí caro”. Em muitos casos, o menor preço pode não ser garantia de bom serviço.
Portanto, os condomínios que pretendem contratar o serviço de terceirização de portaria devem escolher empresas que ofereçam profissionais capacitados e que passem por cursos de atualização constantemente.
Como escolher a melhor empresa de terceirização de portaria
Depois de analisar as empresas de terceirização de portaria é preciso escolher qual melhor se encaixa ao perfil do condomínio. É necessária avaliação dos profissionais oferecidos para essa atividade.
Opte por empresas que invistam no quadro de funcionários e que ofereçam colaboradores qualificados para o cargo, atendendo as necessidades do seu condomínio.
O porteiro libera o acesso de moradores e visitantes ao condomínio, e é responsável pelo recebimento de correspondências. Portanto, é de extrema importância optar por um colaborador competente, que transmita confiança e segurança e que seja um bom cartão de visitas para o local.
Como ter sucesso na escolha da terceirização de portaria
Para garantir o sucesso e evitar contratempos no momento de contratar uma empresa de terceirização de portaria, é preciso atentar-se a algumas dicas:
- Efetue pesquisas de mercado;
- Opte por empresas que prezem por seus profissionais;
- Escolha uma empresa que passe total confiança.
Leve em consideração a possibilidade de custos entre a mão de obra terceirizada e a própria equipe interna do seu condomínio.
Pode parecer óbvio que a terceirização de portaria é mais interessante economicamente, afinal, diversos processos, como uniformes, direitos trabalhistas e treinamentos, possuem alto custo e, normalmente, são esses custos que aumentam o orçamento da taxa condominial.
Entretanto, para que a terceirização de portaria possa atuar de acordo com as necessidades do condomínio, é importante avaliar se a empresa apresenta valores consideráveis, e principalmente, se os profissionais disponíveis são, de fato, capacitados para valer a pena sua contratação.
Aproveite e solicite agora mesmo um orçamento personalizado conosco, serviços terceirizados de portaria, limpeza e conservação.
Terceirização de Limpeza Terceirização de Portaria Recepcionista Copeira Controlador de Acesso