Qual o perfil que um vigilante deve ter?

No momento você está vendo Qual o perfil que um vigilante deve ter?

Mesmo com todas as tecnologias disponíveis para garantir a segurança de estabelecimentos, o suporte humano ainda é importante. Para isso, um vigilante é um profissional que faz a diferença para otimizar as operações. 

As habilidades específicas desse profissional promovem a prevenção e agilidade durante possíveis situações de risco. Para isso, é preciso escolher com rigor a pessoa que irá ocupar esse cargo, afinal, será ele que terá a missão de contribuir para a segurança dos indivíduos e do estabelecimento. 

Portanto, um vigilante precisa contar com algumas características e habilidades básicas. Continua a leitura e saiba quais! 

Qual o perfil ideal de um vigilante? 

Confira as principais habilidades e características de um vigilante: 

Disciplina e responsabilidade 

Esse item é básico para qualquer profissão, para quem vai trabalhar com vigilância isso não é diferente, ele deve manter a disciplina e ter muita responsabilidade com os procedimentos. Para isso, é fundamental zelar pelo cumprimento de todas as regras instituídas. 

Atenção e estado de alerta 

Esse tipo de trabalho em alguns momentos pode ser monótono e com uma jornada extensa. Mesmo assim, é necessário estar atento e em estado de alerta. É imprescindível manter a atenção aos movimentos, circulação de pessoas, comportamentos fora do normal, entre outras situações. 

Capacidade de reação 

Esse profissional precisa saber lidar com pressão e situações de risco, mantendo a calma e a racionalidade, seguindo os procedimentos básicos. Essa é uma das habilidades mais importantes, porque são nesses momentos em que mais precisamos da demonstração de competência de um profissional dessa área. 

Discrição 

É fundamental manter a discrição em relação a informações e dados dos clientes e do lugar onde trabalha. Divulgar informações como o patrimônio ou a rotina do prédio, assim como falar sobre as tecnologias utilizadas para promover a segurança do local, pode trazer muitos riscos.  

Boa apresentação 

Além do uniforme, o vigilante deve contar também com uma boa apresentação pessoal, pois muitas vezes ele estará em alguma recepção ou em contato com as pessoas. Além da vestimenta, itens que devem ser levados em conta é a higiene e postura do profissional.   

Capacitação 

Um profissional de segurança deve estar capacitado e atualizado com as tecnologias de segurança eletrônica e técnicas e táticas de segurança privada, possuir habilidades interpessoais para lidar as demandas cotidianas, além de conhecer os processos da empresa. 

Invista em treinamentos e procure parceiros que tenham certificações e experiência na área.  

Proatividade 

Quem trabalha com vigilância deve ter a capacidade de prever e antecipar qualquer evento que possa causar danos, a partir da observação. O objetivo é impedir essas ocorrências ou minimizar os resultados deles. Além disso, o vigilante pode servir de apoio para a segurança pública sempre que necessário. 

Todas essas características devem ser levadas em consideração na hora de analisar o perfil de um vigilante, afinal, esse trabalhador tem a missão de ajudar a proporcionar a segurança de pessoas e do patrimônio em diferentes locais. Ele faz parte de um projeto maior em prol da proteção de todos. 

Pode ficar tranquilo a Max Monitoramento encarrega-se de selecionar, treinar e capacitar.

Entre em contato agora mesmo e fale com nosso time de especialistas em terceirização de serviços.

Deixe um comentário